Finalmente vou poder começar a mostrar para vocês, o meu trabalho de conclusão de curso, que eu apresentei na semana passada (dia 18 de Novembro). Vou tentar resumir, já que o post vai ficar longo por conta da matéria.

O projeto era uma revista literária, chamada "Mundo Literário", que seria publicado trimestralmente, com foco em matérias, entrevistas, agenda e qualquer assunto que envolva esse universo literário. Na primeira edição, eu e a minha dupla (Marcelo Sant'Anna) decidimos focar em novos autores, boa parte da revista teve esse foco. Foi mega trabalhoso, estresse master, correr atrás dos entrevistados, conseguir as entrevista, escrever as matérias e cuidar para que tudo saia perfeito. kkk

O caminho foi árduo mas conseguimos. Apresentamos, tiramos 10 e com louvor (Tá escrito na folha que tem a nota). Haha

Agora, toda segunda-feira terá um post com uma matéria da revista, espero que vocês gostem e que em breve o Mundo Literário deixe de ser somente um projeto e vire realidade. Quem sabe, né?

Comenteeeem!

Obs: A capa é meramente ilustrativa, no final do post tem o print de como ela ficou na impressão que foi entregue para a banca.



Antigamente, a única  forma de ter um história sua lida pelo público era  você publicar um livro. Hoje em dia, com a ajuda da internet as coisas mudaram. Publicar uma história  na internet se tornou muito mais rentável do que lançar um livro, já que na maioria das vezes aqui no Brasil, os autores pagam para publicar.

No mundo da internet, os mais jovens se aventuram lançando “Fanfics”. Mas você sabe o que é?

Fanfics são histórias criadas por fãs baseados em livros, filmes, celebridades, séries e outros assuntos.
O Fanfic Obsession é um dos maiores sites de fanfics aqui do Brasil. Ele foi criado em 2009 com o intuito de hospedar as histórias que essas autoras escrevem. Hoje, o site tem cerca de 8 mil histórias publicadas,entre finalizadas e em andamento. O site recebe 19 mil visitas diárias e mais ou menos 250 mil visitas por mês.

O diferencial de uma Fanfic para um livro é que a maioria das fanfics são interativas. E como funciona?

Você participa da história ou alguém que você imagina pode aparecer. Isso vai desde o nome até características físicas. Você deve estar se perguntando: Eu nunca vi uma autora de fanfic lançar um livro e ficar famosa. É aí que você se engana.

A trilogia 50 Tons de Cinza, da escritora E.L James antes de ser publicado e ser um Best-Seller Internacional, foi uma fanfic de Crepúsculo. Isso quer dizer que o famoso empresário Bilionário Christian Grey era Edward Cullen e Anastacia Stelle é ninguém menos do que Bella Swan. A fanfic foi publicada com o nome de “Master Of The Universe” e depois de muitos acessos em um site de Fanfics, a autora recebeu uma proposta e lançou o livro com o título “Fifty Shades Of Grey” ou 50 Tons de Cinza, um sucesso no mundo literário e presente na cobiçada lista dos mais vendidos do jornal The New York Times.



No Fanfic Obsession, uma das autoras que se destaca é a paulistana Camila Sodré, de 26 anos,  mais conhecida como Cáh Sodré, autora da  Fanfic Behind The Scenes, que é uma das mais acessadas do site. Em entrevista à revista, Cáh não demonstra surpresa com o crescimento da história “Eu escrevo e posto online há alguns anos, e acho que o sucesso de Behind The Scenes hoje não é tão assustador porque eu sinto que cresci com minhas leitoras. Quando eu comecei, eu não conhecia absolutamente ninguém nesse meio, então cada leitora que aparecia era uma vitória.” Sobre migrar das Fanfics para os livros, ela não descarta a ideia “Como jornalista e alguém que ama escrever e faz isso como um trabalho, sempre pensei em fazer essa migração. Talvez seja um projeto bem próximo de mim agora, que estou um pouco mais madura e pronta para de fato investir meu tempo nisso. Adoraria ter uma carreira como escritora publicada.”
  



A Webby Thaís Pereira – É  uma espécie de gerente, que cuida da organização interna do site – explica porque a interatividade das Fanfics fazerem tanto sucesso “Acho que a interatividade é um ponto crucial e importantíssimo para o sucesso das fanfics. A forma que a pessoa se coloca dentro da história rompe todas as barreiras que existem nos livros, por exemplo.”

A paranaense Andréa Prado mais conhecida como Andie Prado, é Advogada, tem 26 anos e algumas fanfics no currículo. Uma das mais famosas, é a fanfic Psicose – depois que virou livro, se transformou em Insanatório -, no Facebook, o grupo de leitores da Andie, tem mais de 6.000 membros. A história é de uma psiquiatra recém-formada, que consegue o seu primeiro emprego em um manicômio judiciário, lá entre os pacientes mais violentos, ela conhece Corey Sanders, um rapaz condenado à prisão perpétua que jura inocência. Mistério, suspense e uma história de amor, é claro.  Andie postou a fanfic em 2011 no Fanfic Obsession e pouco tempo depois já teve um feedback das leitoras. Com dois livros lançados Insanatório e Disturbia – os livros são a fanfic Psicose dividida em duas partes -, e finaliza a trilogia da história de Mellisa e Corey, chamada Lobotomia.




As fanfics no geral, sempre tem inspirações em bandas, filmes, séries, como foi explicado no início dessa matéria. Em Psicose, Andie conta se algum personagem da sua fanfic foi inspirado em alguém “Eu acho que agora eles são muito independentes para eu dizer que são inspirados em alguém. Mas acho que a personagem principal, ao menos fisicamente, tem muito da Olivia Wilde e o personagem principal (além do nome), tem muito do Corey Taylor, vocalista do Slipknot. 

Você sabe o que é uma Ópera?

"Óperas são espetáculos de caráter dramático, caracterizadas pela presença de música."
E se de uma hora para outra você se visse envolvida em um mistério, em um lugar que mal conhece? Você correria? Se esconderia? E se todos os seus amigos estivessem envolvidos? Se em todos os lugares por onde você passasse, as pessoas te olhassem torto? E se o garoto que você ama fosse o culpado? Estaria preparada para participar dessa ópera?

No mundo das Fanfics, é quase uma unanimidade o gosto por essa fanfic. A mente por trás dessa história é a  Larissa Nicolau ou Lan, como é mais conhecida, tem três fanfics lançadas. Ópera é o seu maior sucesso, inspirada nos integrantes do McFly, a escritora atribui o sucesso da história aos leitores, que por ter uma linguagem adolescente, era mais fácil a identificação. Sobre lançar Ópera como um livro, Larissa afirma que é um projeto mas que não está tão animada quanto antes “Era um projeto, até há pouco tempo. Embora eu já não esteja mais tão animada com a ideia – por achar que a Lan que escreveu Ópera é bem diferente da Lan de agora -, ainda estou em contato com algumas editoras. Vamos ver o que acontece, não é mesmo?”. Lan conta que apesar dos amigos e a família saberem que ela escreve Fanfics, ela pede para que eles não leiam “Todos os meus amigos e famliares sabem que eu escrevo para a internet, mas sempre pedi para que eles não lessem minhas histórias. Quando eu deixo de ser a “Larissa” para ser a “Lan”, eu quero ser livre para escrever o que quer que eu tenha em mente sem ser julgada. Por mais que, principalmente meus familiares, digam que não vão me julgar, tenho certeza que se eu escrever sobre drogas, algumas perguntas vão surgir no almoço de domingo.”


Andie e Lan, participam da criação de um novo site de Fanfics chamado ‘Universo Paralelo”, na entrevista, as duas contaram um pouco como o site vai funcionar. Além das duas, mais 13 autoras participaram desse, Lan explica como ele vai funcionar “O site está sendo desenvolvido para ser um lugar de interação entre autores e leitores. Nossas histórias – das 15 integrantes – continuarão sendo postadas normalmente, mas, além delas, publicaremos colunas (com ajuda de escritores de fora do site), indicações, promoveremos challenges (desafios para os leitores), o Level Up! (brincadeiras com autores convidados).” Já Andie explica o que diferencial do Universo paralelo para os outros “Queremos abrir espaço para que as leitoras façam parte dele, a equipe, todo mundo interaja e tenha ali um cantinho na internet para se descontrair, não só lendo fanfics.” Além da interação com os leitores, o site também terá opções de marcar o capítulo em que parou, os capítulos já lidos e a interatividade (nome e características), ficaram marcadas.



Print da revista:



Agradecimentos:

Fanfic Obsession

Andie Prado
Cáh Sodré
Lan
Universo Paralelo


Deixe um comentário